segunda-feira, 15 de março de 2010

Violência gera Violência

Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...
Já é tempo de a sociedade brasileira se conscientizar de que, violência não é ação. Violência é, na verdade, reação. O ser humano não comete violência sem motivo. É verdade que algumas vezes as violências recaem sob pessoas erradas, (pessoas inocentes que não cometeram as ações que estimularam a violência). No entanto, as ações erradas existiram e alguém as cometeu, caso contrário não haveria violência.
No Brasil, a principal “ação errada”, que antecede a violência é o desrespeito. O desrespeito é conseqüente das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais, etc. A irreverência e o excesso de liberdades (libertinagens, estimuladas principalmente pela TV), também produzem desrespeito. E, o desrespeito, produz desejos de vingança que se transformam em violências.

Observe que quando um cidadão agride o outro, ou mata o outro, normalmente o faz em função de alguma situação que considerou desrespeitosa, mesmo que a questão inicial tenha sido banal como um simples pisão no pé ou uma dívida de centavos. Em geral, a raiva que enlouquece a ponto de gerar a violência é conseqüência do nível de desrespeito envolvido na respectiva questão. Portanto, até mesmo um palavrão pode se transformar em desrespeito e produzir violência. Logo, a exploração, o calote, a prepotência, a traição, a infidelidade, a mentira etc., são atitudes de desrespeito e se não forem muito bem explicadas, e justificadas (com pedidos de desculpas e de arrependimento), certa­mente que ao seu tempo resultarão em violências. É de desrespeito em desrespeito que as pessoas acumulam tensões nervosas que, mais tarde, explodem sob a forma de violência.


"A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora." (Benedetto Croce).


EllenRibeiro*-*

sábado, 13 de março de 2010

"Preconceito Racial"

A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.


O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.

Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.

É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.

É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.
 
 
Ellen Ribeiro*-*

terça-feira, 9 de março de 2010

"Parábola do Cachorrinho"

O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos à venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
- Qual é o preço dos cachorrinhos?
O dono respondeu: - Entre R $ 30,00 e R $ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas: - Só tenho R $ 2,37 ... posso vê-los?.
O homem sorriu e assobiou.
De trás da loja saiu sua cachorra correndo seguida por cinco cachorrinhos.
Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho Imediatamente apontou o cachorrinho que estava Mancando.
- O que aconteceu com esse cachorrinho? perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria Mancando pelo resto de sua vida.
O menininho se emocionou muito e exclamou: - Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
E o homem respondeu: - Não., Você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente.
O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
- Eu não quero que você me dê de presente.
Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo.
Agora vou lhe dar meus R $ 2,37 ea cada mês darei R $ 0,50 até que o tenha pago por completo.
O homem respondeu: - Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca Será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos. O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal.

Olhou de novo o homem e lhe disse: - Bom, eu também não posso correr muito bem, eo cachorrinho vai precisar de alguém entenda o que.
O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas ... sorriu e disse:
- Filho, só espero e rezo para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você.
Moral: Na vida não importa como és, mas que alguém te aprecie pelo que és, e te aceite e te ame incondicionalmente.
Um verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já se foi ...
Isso foi um exemplo de como ser!
Por isso q eu adoro tds meus amigos ...
Cada um tem seu jeito.
Cada um tem seu defeito e suas qualidades, mas nem por isso deixo de gostar deles.
sei falar com todos
amo mto td isso e não sei fk sem eles ...

Agradeço por eles existirem em minha vida até Aqueles q passam, mas q é sempre lembrado ...


bjos

Ellem Ribeiro *-*

segunda-feira, 8 de março de 2010

Rhyan ♥


Anos se passaram, mas parece que foi ontem que vc nasceu...
Sim… Naquele instante mágico! Sua concepção marcara o início da nossa história.
Uma história cheia de luz, pois foi gerada com muito amor ;
Uma história cheia de alegria pois era início de muitas possibilidades: sonhos, fé e, principalmente, da certeza de que além de um filho, eu recebia de presente um amigo fiel, um eterno companheiro, um cúmplice para uma longa caminhada cheia de buscas e descobertas.
Que Deus sempre o proteja, é o meu maior desejo!
Que Deus o encha de amor, verdade e paz é meu eterno pedido!
Que nossos esforços sejam úteis, não apenas para nós , mas para toda humanidade;
Que você seja grande! Mas nunca se esqueça de abraçar o pequeno;
Que você seja forte! Mas nunca se envergonhe de pedir perdão, todas as vezes que for necessário;
Que você seja sempre terno e carinhoso! Mas nunca deixe de ser rígido para a construção da justiça;
Que você seja justo! Mas nunca venha a julgar alguém com os olhos dos humanos, se algum dia isso for preciso, julgue como lhe julga meu coração materno;
Que você seja esperto! Mas nunca queira usar sua sabedoria para enganar nem envergonhar aos menos dotados;
Que você cresça! Mas nunca se esqueça de que um dia foi pequeno e mesmo se chegar a ser gigante, lembre-se que terá sempre meu colo cheio de amor para o amparar e lhe acariciar;
Que você seja adulto! Mas que saiba sempre acatar aos conselhos dos mais velhos ;
Que você seja sério! Mas nunca permita que roubem a criança que existe dentro de si;
Que você caminhe rumo ao sucesso! Mas nunca esqueça que a humildade e o discernimento são irmãos e sempre deverão andar de mãos dadas;
Que você viva intensamente! Mas nunca esqueça de que existe os que caminham lentos pelo próprio cansaço do dia-a-dia, pelas batalhas, pelos sonhos desfeitos, sucessivas ilusões e desilusões;
Quando chegar o dia dos nossos rumos tornarem-se opostos, nunca se esqueça meu filho, que mesmo assim, sempre estarei juntinho a você. Estaremos eternamente ligados por laços de amor que juntos construímos a cada despertar e anoitecer dos nossos dias.
Cresça..., corra..., tente..., invente..., crie..., transforme..., ame..., se apaixone..., viva... corrija..., perdoe…
Mas nunca se esqueça de colocar amor em tudo o que você fizer na vida, seja qual for a tarefa, seja qual for a missão, seja qual for o papel a ser desempenhado, só o aceite se o fizer com muito respeito e amor. Foi com essa mesma fórmula que o concebi em meu ventre.
Obrigada meu filho! Obrigada por você existir!
Todas as vezes que em silêncio eu chorava pelo cansaço e queria desistir, foi com a doçura dos seus olhos e suas mãos pequenas a me buscar… que fui descobri que eu era forte e devia continuar. Hoje quando lhe olho, me sinto grande por ter conseguido lhe gerar.
Filho Querido! Amo muitíssimo você! De sua mãe que te ama muuuito!!!!!!!


Ellen Ribeiro*-*

segunda-feira, 1 de março de 2010

"Mentiras não"

Não ligo para q os outros falam.Será?Acho q deveriamos ligar um pouco sim,pq infelismente hj em dia não somos nos que fazemos o nosso carater,e sim os outros.Se falam mentiras e mtos acreditam p mudarmos essa mentira,demoramos um bom tempo.Se mts acreditaram nela,quem acreditará em vc?Seus amigos com certeza acreditarão mas vc tem mtos amigos?Espero q sim!Deus tbm acreditá se vc for sincero,isso já é o bastante.+ e o nosso carater perante as pessoas?Espero que vc pense um pouco qnd for fazer alguma coisa.Pense no q as pessoas poderiam pensar vendo vc fazer tal coisa.E antes de td,pense no q Deus pensaria,será q Ele ficaria feliz ou triste com tal coisa,tal atitude!?!Pra o que Deus pensa?!?Pense bem .só pense.




Ellen Ribeiro*-*

My Friends...

My Sister!!! Eu ♥ vocês!!

My Sister!!! Eu ♥ vocês!!

"Sobrinhos"

"Sobrinhos"
O q falar dos meu sobrinhos.Bom primeiramente q eu amo eles d+.E q conheço cada um deles,sei cada jeito,cada gesto,cada sorriso e cada olhar.conheço td.sei qnd está mentindo e qnd está falando a verdade,não é atoa q sou a melhor tia, pq pra mim eles falam o que querem pode ser bobagem,besteiras q a tia ta aki pra escutar ,né? fazer o que..! A tia só não sabe é fk sem eles.e não suporto saber q os pais deles brigaram com eles.ah..isso eu não gosto msm.Eu só peço a Deus q de mta saúde,paz,sabedoria e paciencia e mto amor no ♥ deles.AmO,AmO.Meus gatos e minhas gatas.sem vcs eu tbm não Vivo!

"A base de tudo"

"A base de tudo"
Mãe é seu mérito do sucesso q se diz meu!Pois vc soube transmitir com seu amor,sem buscar descanso,com alegria e louvor,a guerra de luta e a grande vontade de vencer.Pai.. vc me ensinou a respeitar a ser respeitada,me ensinou a ter honra e ser honrada,soube me ensinar a ser alguém antes de ter..Vocês 2 me mostrou sempre como amar e perdoar. Amo vcs d+.

My Life

My Life
Filhos o sorriso de vcs já é meu maior presente..Amo mto td isso!